Blog

Porque devo ter sempre muita atenção às luzes do Painel?

User Rating: 4 / 5

Star ActiveStar ActiveStar ActiveStar ActiveStar Inactive
 

Muitas pessoas não sabem o que as luzes do painel querem dizer até que, de repente, uma delas resolve acender.

Está preparado para esta situação? Neste artigo explicamos o que as principais luzes do painel significam e o que fazer em caso de alerta.

Sabia que as luzes do painel foram criadas para que o seu carro comunique consigo? Estes pequenos sinalizadores têm a função de alertar o motorista sobre o estado do automóvel e sobre situações que podem afetar a sua segurança e a estabilidade do veículo. Por isso, é de extrema importância saber o que elas estão a comunicar.

As luzes do painel estão localizadas na parte dianteira do carro e acendem de forma rápida quando liga o motor. Antes de começar a marcha, verifique se alguma luz do painel do seu carro continua acesa, se isso acontecer, saber identificar o que essa luz quer dizer é imprescindível.

Atenção às cores das luzes do painel do seu veículo: vermelhas e laranjas requerem atenção imediata.

  • As luzes do painel vermelhas indicam perigo e alerta. Se você tiver uma luz vermelha acesa o mais recomendado é que não mova o seu carro e chame a assistência.
  • As luzes do painel amarelas significam uma advertência. Neste caso, recomendamos que se dirija à FIT PIT.

Como indicámos acima, as luzes do painel vermelhas e amarelas são indicadoras de que algo no seu veículo não está a funcionar corretamente. Caso alguns desses ícones permaneçam acesos no painel do seu automóvel, deve procurar o auxílio de um especialista.

Confira algumas luzes do painel que merecem a sua atenção:

oleo

Pressão de óleo do motor

O ícone acima indica a pressão de óleo do motor. Se esta luz do painel permanecer ligada após a ignição recomendamos que se dirija à oficina, pois, esta luz indica que há pouco óleo, ou algum problema na lubrificação do motor.

bateria

Bateria

Esta luz acesa constante mostra que há alguma falha no sistema de bateria, como perda de tensão, por exemplo.

airbag

Air Bag

Esta é a luz de advertência do airbag, se ela permanecer acesa pode haver algum problema com os airbags frontais do seu carro.

temperatura

Alta temperatura
Temperatura do líquido de arrefecimento sinaliza que o motor do carro pode estar em sobreaquecimento. Pode acender pela falta de água e falha nos sistemas de ventilação.

inejcao

Injeção eletrônica

Pode indicar problemas de injeção eletrônica ou no controle de estabilidade do seu carro, que podem causar falhas na ignição.

tensao

Pré aquecimento das velas

Esse sinal significa que as suas velas de aquecimento precisam ser trocadas. As velas ajudam no funcionamento do motor e a prolongar a vida da bateria, além de ajudar a diminuir a emissão de gases poluente.

Fonte (adaptado): https://www.comparaonline.com.br/blog/

popup1

qx-section-93136

© 2019 FitPit. Todos os direitos reservados. Desenhado por iLOGO